Gerar ideias é pensar fora da caixa. É não guardar para si iniciativas e soluções que podem ajudar ao outro e servir a coletividade. É nunca se acomodar. Geração de Ideias é um blog que compartilha informação e conhecimento, mas também é um espaço de criação. Nosso foco é captar tendências, apresentar novidades, que discutidas podem transformar a nossa vida. Esse é o forum que permite o encontro das boas ideias aonde quer que elas estejam. Vamos lá?


domingo, 8 de julho de 2012

Eu quero uma cidade verde

    Morar numa grande cidade é certeza de habitar numa selva de pedra, ambiente árido e pouca arborização certo? Errado. Dados divulgados pelo censo do IBGE indicam que as grandes capitais ou regiões metropolitanas estão entre as áreas mais arborizadas do país. Ainda assim, um terço dos brasileiros não tem a sombra e a brisa de um arvoredo perto de casa.
    Curiosamente, cidades como Cuiabá, Manaus, Belém e Rio Branco estão entre as capitais menos arborizadas do país, mesmo integrando a região amazônica. Lamentavelmente, a expansão urbana não conservou a vegetação e criou uma fronteira seca entre a cidade e a floresta.
    Ter árvores por perto representa não só um contorno mais leve e orgânico na paisagem urbana, muito rígida e quadrada, como também temperaturas mais agradáveis e ganhos à saúde, com a redução de doenças respiratórias.
    O crescimento urbano que não contempla a preservação da vegetação e a expansão planejada do plantio de árvores é caminho sem volta para a criação de uma cidade nua, desagradável e pouco acolhedora com os seus habitantes e visitantes. 
    Plantar uma árvore, vê-la crescer, florescer, frutificar é uma excelente iniciativa para se conectar com a sabedoria da natureza e de transformar o ambiente da sua cidade, compreendendo que a vida urbana pode tornar-se insuportável sem uma paisagem verde que dê sentido ao crescimento sustentável que queremos.

* Veja no link se a sua cidade é bem arborizada.

Um comentário:

  1. Oi Tebaldi! A-DO-REI o blog.Parabéns! Excelente texto! Abs, Solange Diniz

    ResponderExcluir

Obrigado por sua colaboração!